Conheça os benefícios das artes marciais para a saúde

Conheça os benefícios das artes marciais para a saúde

Muitas pessoas não conhecem os benefícios das artes marciais e pensam que elas são apenas para os profissionais. É claro que a competição é um elemento importante das artes marciais, mas não é nem de longe o principal.

Existem muitos benefícios na prática das artes marciais, tanto para o corpo, como para a saúde mental. A seguir, listaremos 5 deles. Portanto, siga a leitura!

1. O sistema cardiovascular melhora com os exercícios

Um dos principais ganhos com a prática das artes marciais está relacionado com o desenvolvimento do sistema cardiovascular (que lida com a absorção de oxigênio, ganho de fôlego e circulação do sangue). A sequência de exercícios repetitivos das artes marciais configura como uma prática aeróbica, que melhora o índice de absorção de oxigênio e aumenta a resistência do praticante.

Outro ganho do sistema cardiovascular também ligado aos movimentos repetitivos é no controle da pressão sanguínea. Como o sistema cardiovascular se fortalece com os exercícios, a frequência de batimento cardíaco durante o descanso cai um pouco, diminuindo a pressão sanguínea nas veias e artérias.

2. Os músculos ficam tonificados com a prática das artes marciais

Um dos benefícios das artes marciais é que elas movimentam quase todos os conjuntos musculares do corpo. Veja o Taekwondo ou Karatê, por exemplo: os diferentes chutes e socos trabalham com grupos musculares superiores e inferiores da mesma forma.

Isso tonifica os músculos, deixando-os mais poderosos e resistentes. A tonificação dos músculos também ajuda na correção postural, aumenta a energia para realizar as atividades do dia a dia e previne doenças.

3. A perda de peso é um dos benefícios das artes marciais

Outro dos benefícios das artes marciais é a perda de peso. A aceleração no metabolismo, junto ao gasto calórico da prática é especialmente útil para quem quer emagrecer.

Uma aula de Taekwondo, por exemplo, pode gastar até 750 calorias. Combinando a atividade física com uma alimentação adequada e receitada por um nutricionista, o praticante cria um deficit calórico que gera a perda de peso.

4. A performance do corpo melhora em várias áreas

Um dos objetivos das artes marciais é aumentar a performance do praticante em várias áreas. Por exemplo, a mobilidade, reflexos e força física.

Esses ganhos são cultivados aos poucos, conforme o praticante avança pelas faixas e diferentes níveis de treinamento. Antes que possa notar, já reagirá mais rapidamente, se movendo mais agilmente e com mais força por trás dos socos e chutes.

5. A saúde mental também melhora com os exercícios físicos

Os benefícios da prática das artes marciais não são exclusivamente físicos, mas mentais também.

Além de liberar a carga de stress acumulada no corpo, os exercícios das artes marciais aumentam a capacidade cognitiva do cérebro em todas as idades, segundo um estudo realizado nos EUA. A prática ainda traz mais confiança e aumenta a autoestima.

Como deu para perceber, são muitos os benefícios das artes marciais. A saúde cardiovascular, o ganho de capacidade cognitiva, passando pela melhoria de performance e tonificação dos músculos, são apenas alguns deles. Encontre a sua preferida e comece a praticar!

Se você gostou deste artigo e se interessou pela prática de artes marciais, curta a nossa página no Facebook. Postamos diversos conteúdos por lá e, assim, você poderá vê-los e participar da discussão com nossos seguidores!

Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.