Descubra a importância de usar luvas para karatê e taekwondo

Descubra a importância de usar luvas para karatê e taekwondo

Durante os seus treinos, você usa as luvas para karatê e taekwondo? Se não, deveria começar a usá-las sempre que praticar. As luvas existem por uma razão e são itens obrigatórios nas competições oficiais dos dois esportes. Por isso, é importante que elas sejam usadas também nos treinos.

Se você é do tipo que não usa as luvas quando treina, este artigo é para você. Continue lendo para saber por que você deve mudar de hábito!

As razões para usar as luvas para karatê e taekwondo nos treinos

O uso das luvas para karatê e taekwondo nos treinos é necessário por dois motivos importantes: a proteção contra danos e a habituação ao uso dos equipamentos. Falaremos mais sobre a proteção a seguir, mas podemos adiantar que as luvas ajudam a evitar lesões tanto nos usuários, como nos seus adversários.

Durante o treinamento, é importante que o corpo seja conservado, para não encurtar a carreira do atleta e nem causar dano que coloque sua vida em risco. Por isso, é importante treinar com luvas.

A segunda razão é por causa do costume de lutar com as luvas. Nas competições oficiais, tanto de karatê como de taekwondo, os atletas devem usar luvas de proteção. Se o treinamento não é feito com as luvas, haverá uma dissonância na hora da competição oficial. Desde o peso do movimento até sua velocidade e impacto serão diferentes.

Por isso, um atleta que queira ter o melhor desempenho na hora da competição, precisará treinar já com as luvas, para se acostumar com o efeito que elas causam na realização de determinados movimentos.

Os riscos de não usar as luvas para karatê e taekwondo

A principal razão para o uso de luvas para karatê e taekwondo é para proteger o atleta e seu adversário. Afinal, as lutas podem causar danos consideráveis nos participantes.

É por isso que as competições e torneios oficiais exigem que os participantes usem os equipamentos de proteção, para minimizar os riscos e os danos que eles sofrerão nas lutas. Para mostrar a seriedade da situação, confira a seguir os principais riscos de não lutar com luvas!

Machucar a mão

Quanto mais tonificado for o atleta, mais velocidade e peso no soco, resultando em mais poder. Claro que isso é útil para derrotar o adversário, mas o dano não fica só com o outro lutador, ele também é sentido na própria mão, que não tem a resistência para lidar com esse impacto. Na prática, cada soco é como atingir a si, aumentando o risco de lesões (como quebrar um dos ossos da mão) que podem prejudicar a sua carreira.

Machucar o rosto

Além de machucar a si, um soco sem luvas para taekwondo pode também machucar seriamente seu parceiro de treino. Sem a absorção do impacto do soco, temos osso batendo em osso, o que pode gerar fraturas no crânio, por exemplo.

Tonturas e quedas

Um soco sem luvas tende a causar um impacto maior, portanto, pode atingir mais seriamente o seu parceiro de treino. Na prática, ele pode sentir mais tonturas e cair várias vezes, o que, além de prejudicar o andamento do treino, ainda tem pode causar danos a longo prazo para ele.

Sangramento nasal

Outro risco de um soco desprotegido é estourar os vasos sanguíneos internos do nariz, o que causa sangramento nasal. Por causa disso, o treino pode ser interrompido e você ficaria sem parceiro para treinar, prejudicando o seu desenvolvimento pessoal.

Como deu para ver, o uso de luvas para karatê e taekwondo é muito importante. O equipamento não influencia só no seu desempenho profissional, mas também serve para proteger seu corpo e o do seu parceiro de treinos. Por isso, use seu equipamento sempre!

Se você gostou do artigo, aproveite para seguir nosso perfil no Instagram para acompanhar outros conteúdos como este!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.