
Durante os seus treinos, você usa as luvas para karatê e taekwondo? Se não, deveria começar a usá-las sempre que praticar. As luvas existem por uma razão e são itens obrigatórios nas competições oficiais dos dois esportes. Por isso, é importante que elas sejam usadas também nos treinos.
Se você é do tipo que não usa as luvas quando treina, este artigo é para você. Continue lendo para saber por que você deve mudar de hábito!
As razões para usar as luvas para karatê e taekwondo nos treinos
O uso das luvas para karatê e taekwondo nos treinos é necessário por dois motivos importantes: a proteção contra danos e a habituação ao uso dos equipamentos. Falaremos mais sobre a proteção a seguir, mas podemos adiantar que as luvas ajudam a evitar lesões tanto nos usuários, como nos seus adversários.
Durante o treinamento, é importante que o corpo seja conservado, para não encurtar a carreira do atleta e nem causar dano que coloque sua vida em risco. Por isso, é importante treinar com luvas.
A segunda razão é por causa do costume de lutar com as luvas. Nas competições oficiais, tanto de karatê como de taekwondo, os atletas devem usar luvas de proteção. Se o treinamento não é feito com as luvas, haverá uma dissonância na hora da competição oficial. Desde o peso do movimento até sua velocidade e impacto serão diferentes.
Por isso, um atleta que queira ter o melhor desempenho na hora da competição, precisará treinar já com as luvas, para se acostumar com o efeito que elas causam na realização de determinados movimentos.
Os riscos de não usar as luvas para karatê e taekwondo
A principal razão para o uso de luvas para karatê e taekwondo é para proteger o atleta e seu adversário. Afinal, as lutas podem causar danos consideráveis nos participantes.
É por isso que as competições e torneios oficiais exigem que os participantes usem os equipamentos de proteção, para minimizar os riscos e os danos que eles sofrerão nas lutas. Para mostrar a seriedade da situação, confira a seguir os principais riscos de não lutar com luvas!
Machucar a mão
Quanto mais tonificado for o atleta, mais velocidade e peso no soco, resultando em mais poder. Claro que isso é útil para derrotar o adversário, mas o dano não fica só com o outro lutador, ele também é sentido na própria mão, que não tem a resistência para lidar com esse impacto. Na prática, cada soco é como atingir a si, aumentando o risco de lesões (como quebrar um dos ossos da mão) que podem prejudicar a sua carreira.
Machucar o rosto
Além de machucar a si, um soco sem luvas para taekwondo pode também machucar seriamente seu parceiro de treino. Sem a absorção do impacto do soco, temos osso batendo em osso, o que pode gerar fraturas no crânio, por exemplo.
Tonturas e quedas
Um soco sem luvas tende a causar um impacto maior, portanto, pode atingir mais seriamente o seu parceiro de treino. Na prática, ele pode sentir mais tonturas e cair várias vezes, o que, além de prejudicar o andamento do treino, ainda tem pode causar danos a longo prazo para ele.
Sangramento nasal
Outro risco de um soco desprotegido é estourar os vasos sanguíneos internos do nariz, o que causa sangramento nasal. Por causa disso, o treino pode ser interrompido e você ficaria sem parceiro para treinar, prejudicando o seu desenvolvimento pessoal.
Como deu para ver, o uso de luvas para karatê e taekwondo é muito importante. O equipamento não influencia só no seu desempenho profissional, mas também serve para proteger seu corpo e o do seu parceiro de treinos. Por isso, use seu equipamento sempre!
Se você gostou do artigo, aproveite para seguir nosso perfil no Instagram para acompanhar outros conteúdos como este!